CUNA DE PIEDRA CHARDONNAY – 1º CRIANZA DO URUGUAY

COLONIA DE SACRAMENTO Colônia de Sacramento – Uruguay

Algumas sensações são guardadas para o resto da vida e com este vinho não foi diferente. Primeiro que nossa expectativa não era lá tão grande, dado que já havíamos conhecido boa parte das mais conhecidas bodegas uruguaias em Canelones, mas como um bom enófilo que busca informações e cada vez mais vai em busca de algo novo, resolvemos seguir para conhecer a Bodega Los Cerros de San Juan em Colônia, da qual já falamos aqui no blog.

Não tenho dúvidas de que as referências dos vinhos uruguaios são para os belíssimos Tannat. Muitas vezes nos esquecemos que o Uruguai apesar de pequeno territorialmente é uma fonte grande quando falamos em vinhos.

Em nossa visita conhecemos a bodega e logo fomos apresentados a vários vinhos feitos na região e Colônia. Logo de entrada me chega este vinho se mostrando deliciosamente na taça, achei que era somente eu que havia percebido toda a sua exuberância e partimos para mais alguns goles, desta vez um rosê de Pinot Noir e depois um saborosíssimo Colheita Tardia de Gewürztraminer, não me contive com os aromas do Chardonnay e busquei saber um pouco mais sobre este vinho.

cuna de piedra reserva roble 2013

CUNA DE PIEDRA RESERVA ROBLE – CHARDONNAY 2013 – URUGUAY

O Cuna de Piedra permanece sobre as suas borras de 8 a 9 meses em barricas de carvalho francês e americano, mas você poderia pensar que este vinho ficaria muito marcado pelo tempo de barrica, mas por incrível que se possa parecer, temos um vinho cheio de aromas, refinado, com muito equilíbrio, mostra baunilha, frutas cítricas, frescor e com muita persistência. Sentimos aqui a mão do enólogo.

As uvas que dão origem a este vinho crescem em solos pedregoso, adormecem em cavas subterrâneas que oferecem todas as condições de temperaturas e umidade para a estadia prolongada em madeira e garrafa.

Estamos falando do primeiro vinho branco “crianza” do Uruguai.

Nossa curiosidade foi intensa neste vinho que fomos até a sala de barricas para sentir um pouco do lugar que estavam abrigando uma série de preciosidade para a safra seguinte. Tivemos a sorte de abrir uma barrica para sentir o aroma produzido de um vinho que ainda não estava pronto, mas que já demonstrava o que viria pela frente.

Uma pena que este vinho não tem sua importação para o Brasil, isso fará com que terei que ir ao Uruguai com maior frequência.

CUNA - ROSÊ E COSECHA TARDIA

LAHUSEN ROSÊ PINOT NOIR 2014 – CUNA DE PIEDRA CHARDONNAY 2013 – CUNA DE PIEDRA COSECHA TARDIA GEWÜRZTRAMINER 2013

VINHO DEGUSTADO:

  • Cuna de Piedra Reseva Roble – Chardonnay 2013
  • Local: Los Cerros de San Juan – Colônia

Frase: “NA ÁGUA, PODE-SE VER SEU PRÓPRIO ROSTO. NO VINHO, PODE-SE CONTEMPLAR O CORAÇÃO DO OUTRO”. – PROVÉRBIO FRANCÊS.

Saúde

By Edson Mauricio

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em emvinhos.wordpress

2 Respostas para “CUNA DE PIEDRA CHARDONNAY – 1º CRIANZA DO URUGUAY

  1. RF

    Pq não aproveita e importa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s