PERIQUITA – ALÉM DE UVA, UMA MARCA

PERIQUITA BRANCO 2013 - JOSÉ MARIA DA FONSECA - PORTUGAL

PERIQUITA BRANCO 2013 – JOSÉ MARIA DA FONSECA – PORTUGAL

Um dos vinhos mais vendidos no Brasil o Periquita, além de uma marca fabulosa e para espanto de muitos também é o nome de uma uva em Portugal. O que poucos sabem é que a uva de nome engraçado Periquita também recebe outro nome e que atualmente é mais difundida, trata-se da Castelão.

Estamos falando aqui de um vinho com mais de 150 anos de história, vinho que teve nas mãos de José Maria da Fonseca quando este chegava em Lisboa por volta de 1820. Ele tinha uma atração muito grande pelas terras do sul do Tejo, chegando até a Vila Nogueira de Azeitão, uma pequena aldeia localizada na Península de Setúbal, a sul de Lisboa.

Buscando ampliar seus negócios, José Maria da Fonseca adquire em meados de 1846 a Cova da Periquita e planta as uvas Castelão (Periquita) e acaba que esta uva começa a se propagar e ter grande reconhecimento de vários produtores, passando a ser chamado no Azeitão como o vinho da Periquita.

O vinho teve a sua primeira colheita quatro anos mais tarde, em 1850 e teve todo o cuidado na mão do produtor, pois o seu rótulo foi produzido em Paris (França), as rolhas também eram selecionadas, somente as melhores engarrafavam o Periquita.

No Brasil a chegada do vinho deu-se em meados dos anos de 1930, o que causou uma revolução em sua produção, pois a aceitação do vinho em terras brasileiras foi algo marcante, fazendo com que a partir desta data todos os anos houvesse a colheita para a produção do Periquita.

PERIQUITA BRANCO & TINTO - PORTUGAL

PERIQUITA BRANCO & TINTO – PORTUGAL

Desde 2005 o Brasil passou a receber o vinho Periquita Branco, que já havia estreado em solo Sueco, mas a versão brasileira precisou de uma adaptação para o nosso paladar, ganhou um pouco de Moscatel, tirando um pouco a acidez e deixando-o mais doce.

Outro vinho da linha Periquita é a versão “clássico”, vinho mais robusto e complexo, vinho da linha Premium, produzido somente em anos de qualidade excepcional. Vinho que pode ser guardado tranquilamente por alguns anos.

O vinho Periquita ao longo dos anos tem alterado a formula do sucesso e dado espaço a outras castas além da Castelão, como a Aragonez, Trincadeira e Monvedro.

Os vinhedos do Periquita estão localizados em Palmela, região próxima a Lisboa. O coração desta região costeira é a Península de Setúbal, do outro lado das pontes do rio Tejo. É um local vibrante para os habitantes de Lisboa que saem ao fim de semana. Podem curtir no verão as bonitas praias do oceano atlântico ou os campos de golfe. Para os viajantes que forem a Portugal não deixem de apreciar estas maravilhas, também não esquecer de provar o maravilhoso queijo do Azeitão produzido com leite de ovelhas.

Referências:

Frase: “SONHEI O VINHO E FUI ATRÁS DE SUA REALIZAÇÃO” – JOSÉ MARIA SOARES FRANCO, ENÓLOGO E PRODUTOR PORTUGUÊS.

By: Edson Mauricio

Saúde!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em emvinhos.wordpress

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s